A IMPORTÂNCIA DO COLÁGENO PARA O CORPO

O colágeno é um tipo muito especial de proteína fundamental para a produção e qualidade de diversos tipos de tecidos, inclusive a pele.

Estima-se que mais de 30% de todas as proteínas encontradas no nosso corpo são constituídas por algum dos 12 tipos diferentes de colágenos que existem.

Ele é formado naturalmente no nosso corpo, mas começa a se perder na progressão de 1% a cada ano a partir dos 30 anos mais ou menos.

Além da idade, outros fatores que podem comprometer a produção desta substância são o tabagismo, excesso de sol sem proteção adequada e de tensões físicas e emocionais.

Em qualquer um destes casos, é preciso fazer uma reposição urgente, a fim de evitar a perda de elasticidade e firmeza da pele, além do enfraquecimento de tendões e ligamentos.

Muitas pessoas recorrem ao colágeno em pó para combater o envelhecimento e dar mais viço à pele e aos cabelos, mas a suplementação em si só é recomendada a partir dos 50 anos, quando a produção do organismo cai para bem menos da metade.

No caso de pessoas com menos de 50 anos e saúde geral razoável, uma boa alimentação já ajuda o corpo a produzir colágeno nas quantidades adequadas.

Ele é encontrado em grandes quantidades em todos os tipos de carnes.

Para ajudar na absorção, é bom consumi-las junto com alimentos que forneçam bastante vitaminas C, E, selênio e zinco, como laranja, limão, acerola, abacaxi, melão, caju, kiwi, goiaba e sementes oleaginosas.

Ah, e desfazendo um mito muito comum nas dietas – aquela gelatina saborizada que se compra em supermercados não é válida enquanto repositora de colágeno, pois apresenta menos de 10% de proteína, um valor muito baixo para que tenha qualquer efeito benéfico.

As gelatinas farmacêuticas, daquelas que vêm em cápsulas, até que tem uma boa quantidade da proteína, mas indicado que seja consumida também com os alimentos mencionados que facilitam a absorção.

fonte: Corpo Saun

Comentários