SUCO DE BLUEBERRY PODE MELHORAR A MEMÓRIA DE IDOSOS


Problemas de memória costumam atrapalhar a vida dos idosos. E, de acordo com uma pesquisa divulgada na publicação Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Química Americana, uma planta largamente cultivada em países do Hemisfério Norte, mas pouco conhecida no Brasil, pode ajudar na situação: a blueberry, chamada por aqui de mirtilo.

Para o estudo, o cientista Robert Krikorian e seus colegas contaram com voluntários na casa dos 70 anos com declínio precoce de memória, divididos em dois grupos.


O primeiro bebeu de duas xícaras a duas xícaras e meia de suco de mirtilo diariamente por dois meses. O outro, de controle, um líquido sem o mirtilo.

Os idosos que ingeriram o suco mostraram melhoras significativas de aprendizado e em testes de memória. "Esses resultados preliminares de memória são encorajadores e sugerem que a suplementação com mirtilo pode oferecer uma aproximação para prevenir ou atenuar a neurodegeneração", escreveram os cientistas, segundo o Science Daily.

A pesquisa envolveu profissionais da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, e os Departamentos da Agricultura dos Estados Unidos e do Canadá. 

Fonte: Terra Saúde

Comentários