ORIGEM DO KIWI



Nome Científico: (Actinidia deliciosa).

Origem: SUL DA CHINA
Nome Científico: Actinidia deliciosa (A. Chev.) E. F. Liang et A.R. Ferguson.

Família: Actinidiaceae

Origem e dispersão: o centro de origem de kiwi está nas regiões montanhosas do Sudeste da China, entre os paralelos 25 a 30º. No Brasil, o kiwi foi introduzido no município de Campos do Jordão, São Paulo, ano de 1970, porém a cultura alcançou maior expansão nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os médicos da antigüidade usavam o kiwi como uma espécie de elixir da juventude. Tinham razão. A fruta, de polpa verde e gostosa, é rica em vitamina C e fortalece as células. Natural da China o kiwi (o nome homenageia um pássaro australiano, sem asas, cuja cor é ferruginosa como a casca da fruta) entrou no Brasil em 1970.

Descrição e característica da planta: a planta é conduzida em suportes por apresentar caules longos e trepador, embora não apresente gavinhas como nas videiras. As folhas são grandes com até 20 centímetros de diâmetro, de contorno circular ou elíptica, bordos serrilhados e caem durante o inverno. As flores são formadas em número de 2 a 8, na base das folhas de brotações novas. Para que haja frutificação, há necessidade de se plantar variedades que produzem flores femininas (produtoras) e aquelas que produzem flores masculinas (polinizadoras), na proporção de 8:1. Plantas com essa característica de reprodução são denominadas dióicas. Existem muitas variedades produtoras de frutos (plantas femininas), destacamos algumas: Abbot, Bruno, Allison, Monty e Hayward e os polinizadores: Matua e Tomuri. Os frutos são alongados, cobertos por pêlos pardos e com muitas sementes pequenas, lisas, brilhantes e pretas. A cultura é perene e a planta necessita uma poda anual de produção, no fim do inverno. O solo deve apresentar boa drenagem, fértil, com boa disponibilidade de água durante o desenvolvimento dos frutos e recomenda-se o plantio em regiões com baixa temperatura durante o inverno. Algumas variedades produzem em regiões de clima mais quente, mas necessita aplicação de produtos químicos para uniformizar a brotação e aumentar a produção. A propagação pode ser feita por enxertia, enraizamento de estacas e sementes. A enxertia é a mais indicada. A produção comercial ocorre 3 a 4 anos após o plantio. Os frutos devem ser colhidos ainda bem firmes e mantidos em depósito para completar a sua maturação.

Produção e produtividade: o kiwi é uma cultura de introdução relativamente recente no Brasil. Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais são os maiores produtores, mas o país importa grande parte das suas necessidades do Chile. A produtividade em algumas propriedades de Santa Catarina chega a 25 toneladas por hectare. Os maiores produtores mundiais são: Itália, China, Nova Zelândia, Chile, Irã, França e Grécia.
Utilidade: a principal forma de consumo é ao natural, na forma de fruta fresca ou sucos naturais e industrializadas na forma de conserva enlatada, polpa seca (passa), sorvetes, geléias, vinagre, vinho e aguardente. O fruto e as folhas apresentam propriedades medicinais.

Comentários