ORIGEM DA PÊRA

Nome Científico: (Pyrus comunis).

Origem: EUROPA (região mediterrânea)
Pera (ou pêra) é o fruto (na verdade pseudofruto) comestível da pereira, uma árvore do género Pyrus L., família Rosaceae, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas.

A pêra é o fruto originário da árvore denominada pereira. É cultivável em clima temperado e em regiões serranas de solo fértil. O fruto é bastante apreciado por causa do seu sabor suave e da quantidade de nutrientes que possui. São eles: vitamina A, B, C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, sendo uma das frutas que mais possui sais minerais.


A pêra é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

A pêra deve ser consumida quando estiver com a casca firme sem rachaduras, cortes ou manchas. Deve ser mantida em local fresco e seco evitando a utilização da geladeira já que essa altera seu sabor e seu aroma. Na culinária, a pêra pode ser utilizada em geléias, compotas, tortas, cremes, sobremesas, sorvetes além de também ser consumida in natura.

Comentários