ORIGEM DA CEREJA

Nome Científico: (Prunus avium).

Origem: ÁSIA

Cereja é o fruto da cerejeira, planta originária da Ásia, que deve ser cultivada em regiões frias. A cereja é um fruto pequeno, com 2 cm aproximadamente, arredondado, de cor vermelha, polpa macia e suculenta. Existem muitas variedades da fruta, todas contendo vitamina A, cálcio e fósforo.

As árvores que não produzem fruto são cultivadas como planta ornamental no Japão.

A cereja pode ser consumida ao natural, como sobremesa. É usada na preparação de conservas, compotas, bebidas como o cherry e o kirsh. Ao natural a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Dá um toque de elegância na decoração de doces, sorvetes, coquetéis.


No Brasil, não há consumo in natura da cereja, uma vez que toda a fruta consumida é importada na forma industrializada.
Características: a cerejeira é uma planta arbórea, que produz frutos pequenos, arredondados, de coloração variável do quase incolor com traços amarelos ao vermelho escuro.

Clima e Solo: a cerejeira é uma
planta cujo cultivo deve ser realizado em regiões frias, visto que os cultivares mais importantes necessitam de 800 a 1000 horas de frio para produzirem satisfatoriamente. Com ideais, são considerados aquelas áreas com invernos frios e chuvosos e verões secos e amenos.

Propagação: a cerejeira, usualmente, é propagada por enxertia, sendo os porta-enxerto Mazzard e Mahaleb, propagados por sementes, e Stockton Morello, propagado por estacas ou perfilhos enraizados, os mais recomendados. O porta-enxerto Mahaleb também pode ser propagado facilmente por estaquia.


Variedades: os cultivares Anonay, Black Tartarian e Sunburst têm-se mostrado bastante promissores.

Comentários