BENEFÍCIOS DO CUPUAÇU

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma planta medicinal também conhecida como cupuaçu, cupu, cupuasu, copoasu, cupuassu, cupuazú, cupuaçuzeiro, cupuaçueiro, dentre outros nomes populares. Pertence a família Sterculiaceae.

Benefícios do cupuaçu:

O cupuaçu estimula o sistema imunológico ao mesmo tempo em que fortalece o organismo em sua capacidade de combater doenças. É uma das poucas plantas da família do cacau que possui efeito energético e não contém cafeína. Além de beneficiar o sistema imunológico, o cupuaçu pode diminuir a pressão arterial, aumentar a libido, diminuir o colesterol LDL (colesterol ruim) e até proporcionar muitos benefícios para a saúde da pele e dos cabelos.


A fruta do cupuaçu é extremamente rica em antioxidantes, que além de causarem a diminuição nos níveis de colesterol do corpo e melhorar a função cerebral, neutralizam radicais livres, moléculas altamente reativas e fragmentos de moléculas que podem danificar o corpo no nível celular, deixando o organismo suscetível ao cancro, doenças cardíacas e várias outras doenças degenerativas.

Muitas das vitaminas e minerais essenciais encontrados na no cupuaçu são benéficos para o sistema gastrointestinal e cardiovascular. O cupuaçu pode proteger o corpo de vários problemas de saúde através da inibição da peroxidação lipídica, que é basicamente um processo que pode causar ruptura das membranas celulares, mutações do DNA, comprometimento do colágeno e elastina, dentre outras consequências.

O cupuaçu é rico em nutrientes essenciais, fito-nutrientes, antioxidantes, vitaminas e outras substâncias com propriedades medicinais. A planta possui polifenóis chamados de theograndinas, fito-nutrientes com propriedades antioxidantes semelhantes às encontradas no cacau. Também é rico em teobromina, vitaminas A e C e importantes ácidos graxos, aminoácidos, fósforo, fibras, vitaminas B1 nutricionais, B2 e B3 (niacina). Nas sementes do cupuaçu estão presentes em maior quantidade os ácidos graxos oleicos e esteáricos. Sendo da mesma família do cacau, possui também um alto conteúdo de flavonoides.

A polpa da fruta ocupa aproximadamente um terço da fruta e é usado em todo o Brasil e América do Sul (principalmente em países que compreendem a Floresta Amazônica) para fazer sucos, sorvetes, geleias e tortas. A fruta é cremosa e possui sabor exótico.

Benefícios da manteiga de cupuaçu


A manteiga de cupuaçu é cremosa e suave. Ajuda a melhorar a elasticidade da pele, retarda o envelhecimento e melhora a capacidade de hidratação da pele (absorver água), proporcionando efeitos de longa duração à peles secas e danificadas. A manteiga de cupuaçu é adicionada a várias fórmulas naturais de benefício para a pele, protegendo-a contra os efeitos nocivos raios UV-A e UV-B. Esta proteção de amplo espectro permite que a pele danificada recupere melhor, restaurando sua elasticidade e suavidade. Pode ainda servir como um protetor solar natural, completamente livre de conservantes. A manteiga de cupuaçu também é calmante para irritações da pele como eczema e dermatite, além de reduzir o aparecimento de rugas.

Contraindicações e efeitos colaterais do cupuaçu

O cupuaçu é seguro quando consumido em doses recomendadas.

História e curiosidades

As sementes de cupuaçu foram muitas vezes dadas para pessoas mastigarem, na tentativa de curarem dores abdominais e o suco da planta era abençoado por xamãs e administrado a mulheres grávidas e recém-casados que queriam ter filhos.

Os cupuaçueiros são árvores de médio porte que atingem de 12 até 20 metros de altura, sendo encontradas naturalmente na Floresta Amazônica. Pertencem a família Theobroma, ou seja, a mesma do cacau (chocolate). Para se desenvolverem em boas condições, necessitam do clima específico das florestas tropicais, ou seja, altas temperaturas e umidade, além de grandes quantidades de chuva durante todo o ano.

O cupuaçu é uma fonte primária de alimento na floresta para tribos indígenas e várias espécies de animais, como aves e mamíferos, que ainda ajudam a dispersar as sementes por toda a extensão da Floresta Amazônica. Os frutos amadurecem nos meses chuvosos de janeiro a abril.

Comentários